sexta-feira, 26 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para os Papais e Mamães


O nascimento dos dentes de leite é mais um motivo de curtição para os pais. "Olha amor! Olha o dentinho dele aparecendo", frases carinhosas como essa, são mais do que normais nesta fase. No entanto, neste período a criança pode ficar irritada, com sintomas de febre e congestão, ou seja, vai chorar um pouquinho. Até os três anos de idade, 20 dentes de leite já nasceram.
Por isso pais, é importante que levem seus rebentos ao Odontopediatra, antes de nascer o primeiro dente, para receber as primeiras orientações.

domingo, 21 de novembro de 2010

Bisturis e Sorrisos

Sábado de muito movimento no consultório. Amigos pacientes, pacientes amigos. Um pouco de tudo, de tudo um pouco.


Monique Chini,  Elizabeth Saito, com a sua irmã e  seu  filho,  Fábio Saito, antes do café

Alice e Daniela Mitsunari

A antenadíssima Soraya Ferreira, também é minha paciente




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Eu recomendo

Não quero transformar o meu blog num canal de vendas, mas sou obrigada a aplaudir a Johnson & Johnson por este produto. O enxaguatório Agent Cool Blue, pinta a placa bacteriana de azul, ajudando a identificar as regiões que necessitam de um cuidado melhor, ou seja, ele auxilia e estimula a manter a saúde bucal.
Este produto é recomendado para uso pediatrico, mas os adultos podem e devem usar. 



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um mês de Blog

Foto: Silvio Crisóstomo

Faça chuva ou sol, o Oi Doutora!, está comigo diariamente. Dividir a minha vida profissional com vocês é um prazer e um aprendizado.Viva!

domingo, 14 de novembro de 2010

A procura do sorriso perfeito

A procura por um tratamento estético bucal restaurador tem aumentado significativamente nestes últimos anos. Com a utilização de resinas, porcelanas, selantes e outros materiais, os profissionais da Odontologia conseguem criar sorrisos perfeitos e com isso a  melhora na qualidade de vida  é sentida nos primeiros momentos: a comunicação melhora, o processo de mastigação é corrigido, o sorriso aparece. E tudo isso eleva a autoestima.

Quando o paciente procura um tratamento estético bucal, traz consigo muita ansiedade e expectativa em relação aos resultados. É imprescindível que ele saiba o que poderá ser feito nos seus dentes, acompanhando os resultados passo a passo.

O início de um tratamento
Na maioria das vezes essas expectativas são correspondidas de maneira satisfatória.

A manutenção e longevidade de qualquer tratamento restaurador implicam em vários fatores: o diagnóstico correto, a técnica e materiais utilizados, hábitos alimentares e de higiene oral,  tipo e quantidade de saliva, entre outros. Para atingir o “sorriso perfeito”, não basta apenas a qualidade técnica do profissional de Odontologia, bem como a utilização de materiais de ponta, o paciente também tem a sua parcela de responsabilidade.

As mudanças são significativas alguns meses

Ao não seguir as orientações dadas pelo profissional sobre sua higiene oral, o paciente pode atrasar indefinidamente um tratamento, ou no mínimo, o dificulta. Não adianta realizar o tratamento, se o paciente não conservá-lo adequadamente.

Orientações como o número e a qualidade das escovações, uso do fio-dental diariamente, bochechos de flúor e anti-sépticos orais, escovação de língua e mucosas e autoexame, são transmitidas com intuito de fazê-lo adquirir hábitos  rotineiros, que ajudam e previnem.


Finalmente um belo sorriso

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Início da campanha pró Odontopediatria


Fotos: Silvio Crisóstomo
No último sábado (06/10), foi o início da nossa campanha de conscientização da importância da Odontopediatria, com a distribuição do nosso folder na padaria Leiriense. Mesmo com muita chuva, o primeiro dia foi um sucesso, a receptividade das pessoas foi total, com resultados positivos.

domingo, 7 de novembro de 2010

Sorriso não tem idade


Foto: Arquivo Pessoal
  O antes e o depois do meu querido e jovial paciente José Galeta.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Será que eu tenho bruxismo?

Ranger os dentes a noite ou apertá-los durante o dia é fato muito comum nos dias atuais. Sabemos que a agitação da vida cotidiana causa conseqüências físicas e emocionais e uma delas é o bruxismo.
Fatores como pressão excessiva no trabalho, na escola, o trânsito caótico, os “medos” que temos e preocupações de diversas naturezas dão condições idéias para o surgimento do bruxismo.

Reprodução fonte: Jornal Correio Braziliense
O bruxismo não é uma doença propriamente dita, é um sintoma de algo que não está bem e precisa ser corrigido.

Exemplo de bruxismo em estado avançado
O resultado clínico nos dentes, musculatura e articulações ligadas à boca são graves, a médio e longo prazo. Dores na ATM (articulação-temporo-mandibular), no ouvido,  dores freqüentes de cabeça, torcicolos e principalmente pequenas fraturas ou desgastes nos dentes são as conseqüências mais comuns do bruxismo.

Infelizmente as causas e conseqüências costumam ser desconhecidas pelos pais e diversos profissionais, criando muito sofrimento, despesas, baixas médicas, cirurgias e entre outras situações.

Ao menor sinal de ranger ou apertar os dentes, procure a ajuda de profissionais, no caso de crianças, os pais devem redobrar a atenção.

A solução vem acompanhada de um tratamento estético

Fazendo as manutenções odontológicas semestrais seguramente o dentista estará atento a qualquer sinal ou sintoma de problemas.

Profissionais que podem auxiliar no tratamento do bruxismo:

DENTISTA
Quando há problemas dentários, são aplicadas correções ortodônticas, como aparelhos dentários. Placas mio relaxantes também são muito úteis na maioria dos casos.

FONOAUDIOLOGISTA
Quando há interposição da língua nos dentes durante o ato da fala, alterando a colocação dos dentes.

FISIOTERAPEUTA
Quando há dor intensa ou perda de movimento nos músculos do maxilar. Ajuda a eliminar as dores ao retirar o ácido lático que se forma na região.

PSICÓLOGO
Quando há motivos de estresse por trás das crises de bruxismo. Ajuda a eliminar problemas emocionais que causam o distúrbio

Folder da campanha de conscientização da importância da Odontopediatria

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Não é apenas Odontologia, é um olhar para vida

Campanha de conscientização da importância da Odontopediatria

Olho tudo e todos através da boca, afinal comecei a viver saúde bucal aos 17 anos, quando fui prestar o vestibular. Não é apenas beleza, longe disso, é querer ver as pessoas de bem com seu corpo, e isso deve começar cedo, já no pré-natal.

Foto: Silvio Crisóstomo

Devemos levar as crianças, gestantes e bebês aos consultórios odontológicos desde muito cedo. Mães devem receber orientações específicas, do profissional mais qualificado, no caso o Odontopediatra.
Quantos antes cuidarmos do crescimento ósseo, alinhamento e saúde dos dentinhos, melhor será a infância e adolescência dos futuros adultos.


Foto: Silvio Crisóstomo
               
Odontologia + tecnologia e conhecimento +  orientação dos país

A soma destes três fatores levará a um futuro de bocas saudáveis e bonitas.O futuro da Odontologia está na Odontopediatria, nos ajude a divulgar essa idéia.
Dra.Maria Taha