terça-feira, 2 de novembro de 2010

Será que eu tenho bruxismo?

Ranger os dentes a noite ou apertá-los durante o dia é fato muito comum nos dias atuais. Sabemos que a agitação da vida cotidiana causa conseqüências físicas e emocionais e uma delas é o bruxismo.
Fatores como pressão excessiva no trabalho, na escola, o trânsito caótico, os “medos” que temos e preocupações de diversas naturezas dão condições idéias para o surgimento do bruxismo.

Reprodução fonte: Jornal Correio Braziliense
O bruxismo não é uma doença propriamente dita, é um sintoma de algo que não está bem e precisa ser corrigido.

Exemplo de bruxismo em estado avançado
O resultado clínico nos dentes, musculatura e articulações ligadas à boca são graves, a médio e longo prazo. Dores na ATM (articulação-temporo-mandibular), no ouvido,  dores freqüentes de cabeça, torcicolos e principalmente pequenas fraturas ou desgastes nos dentes são as conseqüências mais comuns do bruxismo.

Infelizmente as causas e conseqüências costumam ser desconhecidas pelos pais e diversos profissionais, criando muito sofrimento, despesas, baixas médicas, cirurgias e entre outras situações.

Ao menor sinal de ranger ou apertar os dentes, procure a ajuda de profissionais, no caso de crianças, os pais devem redobrar a atenção.

A solução vem acompanhada de um tratamento estético

Fazendo as manutenções odontológicas semestrais seguramente o dentista estará atento a qualquer sinal ou sintoma de problemas.

Profissionais que podem auxiliar no tratamento do bruxismo:

DENTISTA
Quando há problemas dentários, são aplicadas correções ortodônticas, como aparelhos dentários. Placas mio relaxantes também são muito úteis na maioria dos casos.

FONOAUDIOLOGISTA
Quando há interposição da língua nos dentes durante o ato da fala, alterando a colocação dos dentes.

FISIOTERAPEUTA
Quando há dor intensa ou perda de movimento nos músculos do maxilar. Ajuda a eliminar as dores ao retirar o ácido lático que se forma na região.

PSICÓLOGO
Quando há motivos de estresse por trás das crises de bruxismo. Ajuda a eliminar problemas emocionais que causam o distúrbio

Nenhum comentário: