quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bebidas: cuidado com o mau hálito

Fotos: Silvio Crisóstomo

Depois dos panetones, dos presentes e da queima de fogos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas  marca presença nas festas de final de ano. Além da descontração, dos risos e sorrisos, o consumo de bebidas alcoólicas produz o desagradável mau hálito.
Quando bebemos, o nosso metabolismo é alterado. O álcool desidrata o corpo, e como a saliva é feita basicamente de água, ela fica mais viscosa, facilitando o acumulo de células mortas, bactérias e restos alimentares na língua, provocando o mau cheiro.



O consumo frequente de qualquer tipo de bebida alcoólica também altera a flora intestinal, aumentando a decomposição dos alimentos. As moléculas resultantes desta decomposição são absorvidas pelo intestino e caem na circulação sanguínea. Quando chegam nos pulmões são liberadas, produzindo o mau hálito.

O importante é saber que existem muitas causas para o mau hálito, o consumo de bebidas alcoólicas é uma delas. Aproveite, mas com moderação.

Dicas para combater o mau hálito:

Beba bastante água
Beber bastante água, além de benefícios para todo o corpo, evita o ressecamento bucal e a falta de saliva, que geram a halitose.
Use o fio dental diariamente
Os resíduos alimentares são uma fonte de odor desagradável, facilmente eliminado com uma boa escovação e o uso de fio dental.
Limpe a língua após a escovação
Composta por muco da saliva, células descamadas, restos alimentares e muitas bactérias, a saburra lingual é uma das principais causas do mau hálito.
Mantenha sua saúde em dia
Um simples check-up médico pode identificar problemas que podem gerar mau hálito, como diabetes, sinusite e distúrbios gastrointestinais.
Visite seu dentista regularmente
Uma simples e barata profilaxia a cada 06 meses pode evitar cáries e doenças gengivais.





sábado, 18 de dezembro de 2010

Coletânea musical celebra ano positivo


De Beach Boys à Yo La Tengo, muita energia musical

Para celebrar um ano excepcional do Consultório Cáritas e desejar tudo de bom para 2011, reunimos em um cd, as músicas que fizeram parte do meu cotidiano (profissional e pessoal) neste ano que se encerra. Quero agradecer com música, a amizade, o respeito e o carinho que recebi de vocês neste ano. Acredito que energias positivas são propagadas quando ouvimos música. O som estimula o riso e o sorriso. Espero que gostem.
Entre em contato com o consultório, e reserve o seu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novo cd está chegando!!!



Para agradecer o carinho e a amizade que todos nos proporcionaram  neste ano de 2010, a Cáritas Odontologia está preparando um presente. Muitos já sabem qual será, e os comentários já estão no ar, "um novo cd, nossa que bom", "agora vou ouvir música boa", "o último cd não sai do meu carro". Esperamos que
as expectativas sejam superadas. Pegue o seu a partir de segunda-feira, dia 20, no consultório!
Uma palhinha...



The Beach Boys - Wouldn´t it be nice

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Viva 2011


Nosso novo folder já diz tudo: aproveite cada minuto de 2011 com muita energia e sorrisos para todos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mastigar é preciso

Para seu rebento crescer com dentes saudáveis, mastigar é preciso. A partir dos 6 meses de idades, quando o bebê sai da fase de sucção, é importante dar a ele, aos poucos, alimentos que exijam mais mastigação. É o começo da "fase das papinhas".

Foto Silvio Crisóstomo

Estes alimentos ajudam a desenvolver os maxilares, massageiam as gengivas (um alívio quando um novo dente está para nascer) e colaboram para o posicionamento correto dos dentes.

Mordida incorreta causa muitos problemas


Alimentos industrializados, pastosos e pobres em fibras são os principais causadores de cáries e alterações na mordida. Esses alimentos não exigem estímulo mastigatório, prejudicando o desenvolvimento ósseo e o equilíbrio muscular da face.





O acompanhamento do bebê pelo(a) Odontopediatra é primordial. Nesta o profissional orienta a mãe sobre a forma correta de sucção, assim como bicos anatômicos de mamadeiras e chupetas, que auxiliam o correto desenvolvimento. Estudos mostram que a sucção incorreta durante a amamentação leva a prejuízos na anatomia facial.



Exemplos de mordidas incorretas

O tratamento quando criança consiste no uso de aparelhos removíveis que vão moldando esse crescimento. Nesta fase os resultados são mais satisfatórios.

A Odontopediatria tem a função de acompanhar a criança desde o inicio: orientando sobre a importância do aleitamento materno, alimentação de transição, dieta adequada e cuidados com as estruturas orofaciais (dentes, gengivas, arcadas dentárias e musculatura associada), diagnosticando possíveis alterações na dentição de leite, e evitando o aparecimento de problemas maiores e mais severos na dentição permanente.

sábado, 4 de dezembro de 2010

A juventude de Cáritas


Paulo Ricardo marca presença no consultório - Foto: Silvio Crisóstomo
Sorriso no rosto. Este é o melhor presente que podemos oferecer a todos os nossos pacientes.

A nossa Odontopediatra em ação





Fotos: Silvio Crisóstomo
Com uma delicadeza própria e uma voz tranquilizadora, a Dra. Maria Raquel, nossa Odontopediatra, transforma a ida ao dentista em uma verdadeira descoberta para a criança. Do ambiente clínico aos instrumentais, tudo vira história. Não fica difícil imaginar o resultado deste trabalho: um futuro adulto consciente da importância da saúde bucal e sem medo do dentista.
O sucesso do tratamento passa não somente pelas mãos da especilialista, mas também pela participação efetiva dos pais. A escovação e o fio dental devem fazer parte da rotina dos pequenos.A melhor maneira de cuidar é prevenir.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que os olhos não vêem, o coração não sente


Quando o assunto é placa dental vale a frase, “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Neste caso, não só o coração é atingido. Quando se olha o dente e vê aquela mancha escura, a tristeza toma conta, e sorrir, nem pensar. Mesmo com toda a tecnologia das resinas, nada se compara a um dente íntegro.
Se o pior cego é aquele que não quer vê, prepare todos os analgésicos disponíveis para suportar a dor de uma cárie em estágio avançado. Além do corpo o seu bolso vai sentir.
As empresas estão colocando no mercado o que há de melhor para que seus dentes fiquem sempre sadios. O Agente Cool Blue, lançado como produto pediátrico, pode e deve ser usado em qualquer idade. Ele marca a placa de maneira discreta, mas impossível de se fechar os olhos para ela.
Não vamos esquecer das escovas, cremes dentais, fitas e fios. 
Vale lembrar que nada disso funciona bem sem uma boa orientação de sua dentista!