quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bebidas: cuidado com o mau hálito

Fotos: Silvio Crisóstomo

Depois dos panetones, dos presentes e da queima de fogos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas  marca presença nas festas de final de ano. Além da descontração, dos risos e sorrisos, o consumo de bebidas alcoólicas produz o desagradável mau hálito.
Quando bebemos, o nosso metabolismo é alterado. O álcool desidrata o corpo, e como a saliva é feita basicamente de água, ela fica mais viscosa, facilitando o acumulo de células mortas, bactérias e restos alimentares na língua, provocando o mau cheiro.



O consumo frequente de qualquer tipo de bebida alcoólica também altera a flora intestinal, aumentando a decomposição dos alimentos. As moléculas resultantes desta decomposição são absorvidas pelo intestino e caem na circulação sanguínea. Quando chegam nos pulmões são liberadas, produzindo o mau hálito.

O importante é saber que existem muitas causas para o mau hálito, o consumo de bebidas alcoólicas é uma delas. Aproveite, mas com moderação.

Dicas para combater o mau hálito:

Beba bastante água
Beber bastante água, além de benefícios para todo o corpo, evita o ressecamento bucal e a falta de saliva, que geram a halitose.
Use o fio dental diariamente
Os resíduos alimentares são uma fonte de odor desagradável, facilmente eliminado com uma boa escovação e o uso de fio dental.
Limpe a língua após a escovação
Composta por muco da saliva, células descamadas, restos alimentares e muitas bactérias, a saburra lingual é uma das principais causas do mau hálito.
Mantenha sua saúde em dia
Um simples check-up médico pode identificar problemas que podem gerar mau hálito, como diabetes, sinusite e distúrbios gastrointestinais.
Visite seu dentista regularmente
Uma simples e barata profilaxia a cada 06 meses pode evitar cáries e doenças gengivais.





Nenhum comentário: