Alimentos industrializados, pastosos e pobres em fibras são os principais causadores de cáries e alterações na mordida. Esses alimentos não exigem estímulo mastigatório, prejudicando o desenvolvimento ósseo e o equilíbrio muscular da face.
O acompanhamento do bebê pelo(a) Odontopediatra é primordial. Nesta o profissional orienta a mãe sobre a forma correta de sucção, assim como bicos anatômicos de mamadeiras e chupetas, que auxiliam o correto desenvolvimento. Estudos mostram que a sucção incorreta durante a amamentação leva a prejuízos na anatomia facial.
![]() |
| Exemplos de mordidas incorretas |
O tratamento quando criança consiste no uso de aparelhos removíveis que vão moldando esse crescimento. Nesta fase os resultados são mais satisfatórios.
A Odontopediatria tem a função de acompanhar a criança desde o inicio: orientando sobre a importância do aleitamento materno, alimentação de transição, dieta adequada e cuidados com as estruturas orofaciais (dentes, gengivas, arcadas dentárias e musculatura associada), diagnosticando possíveis alterações na dentição de leite, e evitando o aparecimento de problemas maiores e mais severos na dentição permanente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário