segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os Protetores

Foto: Silvio Crisóstomo

Cuidar dos seus dentes não significa apenas escovar e passar fio dental. Significa também protegê-los todo o tempo, particularmente ao praticar esportes. Os protetores bucais cobrem os dentes superiores e podem ajudar a amortecer pancadas no rosto, minimizando o risco de quebrar os dentes e ter lesões nos tecidos da boca.
Os protetores são recomendados para crianças e adultos. Peça já uma orientação do seu dentista.

 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O que é a gengivite?

A gengivite é a inflamação da gengiva, o estágio inicial da doença da gengiva e é a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana - uma película incolor de bactérias que se forma nos dentes.
Se a placa não for removida pela escovação e uso diário do fio dental, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
Neste estágio inicial os danos podem ser revertidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes, mandíbula e maxilar.
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
Peça uma orientação para o seu dentista sobre as formas de prevenir a gengivite, não perca tempo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Música do Domingo


Na verdade, pelo horário, vamos utilizar a vibração (mais que positiva) desse som na semana  que se inícia - Louie Louie, do The Kinks, em versão de fanfarra. Excelente semana para todos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O sorriso bonito nunca envelhece

Manter a boca saudável é importante em qualquer idade, mas quanto mais envelhecemos mais cuidados precisamos ter.

Dentes maduros ainda são suscetíveis à cárie, principalmente ao redor das restaurações e na linha da gengiva. Portanto é vital  a continuidade de uma higiene bucal diária, isso inclui escovação, o uso de fio dental duas vezes ao dia, a utilização de enxaguatórios bucais,  limpezas e exames regulares com o seu dentista.

Sorriso bonito não tem idade.

Diferentes até no dentista



A minha experiência mostra que os homens e as mulheres têm características distintas de comportamento quando falamos em tratamento odontológico. Vejam só:

Os homens são mais pontuais e levam o tratamento mais a sério, eles faltam menos. Em compensação só vão ao dentista quando sobra tempo no trabalho. É uma luta  achar um horário adequado.

Já as mulheres, arrumam o tempo que for para a sua saúde bucal, e se preocupam tanto com a parte clínica quanto com a estética; definitivamente, são fãs do fio dental. Somos mais disciplinadas. Fio dental para eles remete a praia ou carnaval.

As mulheres também não precisam de um empurrão familiar para começar um tratamento, eles sim. Geralmente é a esposa, ou alguém da família que os estimulam a    ir ao dentista.

Por fim, meninas, somos mais corajosas! Sim. Sexo frágil (se é que ainda existe) só da porta do consultório para fora. É só falar em cirurgia  que os meninos ficam tensos   com facilidade. Vocês sabiam que os homens são os primeiros a interromper o tratamento por causa do medo?

As mulheres são tranquilas quanto a isso. Continuem firmes!

As mulheres além da parte clínica em si, focam também a estética. Certíssimas! Boca bonita conquista qualquer um. A preocupação deles passa longe da estética (até eu mostrar alguns resultados práticos e seus benefícios), querem resolver a parte clínica o mais rápido possível.

Mas, como um não vive sem o outro, há pelo menos uma característica inerente aos dois: só vão ao dentista quando a dor aparece!!

Ah crianças!!


domingo, 30 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A evolução da Odontologia nos últimos dez anos

A tecnologia avança a cada segundo, e com ela novos métodos e equipamentos são criados em todas as áreas do conhecimento. Na Odontologia, os últimos dez anos foram surpreendentes, eis algumas inovações:

Anestesia computadorizada: permite que o anestésico seja aplicado a uma pressão e volume constantes, impedindo grande resistência por parte dos tecidos, que é, de fato, o que gera a dor no paciente.
Instrumentos rotatórios para canais: permitem que os canais sejam descontaminados, limpos, preparados e obturados com mais rapidez e eficiência, diminuindo o tempo do paciente na cadeira do dentista.
Carisolv: gel que deve ser aplicado sobre a cárie, ajudando e facilitando a sua remoção.
A sedação com óxido nitroso leva o paciente a um grau mínimo de depressão do sistema nervoso central, deixando-o relaxado, sem qualquer medo ou ansiedade.
Laser: Clareamento – usado no clareamento dos dentes, acelera o processo fazendo com que o paciente obtenha resultados mais rápidos.
Ultrasson: equipamento acessório que permite a descontaminação da gengiva e remoção de tártaro e manchas com mais rapidez e conforto para o paciente.
Procera: evolução das coroas metalo-cerâmicas, substitui a base metálica, melhorando a estética e tornando a porcelana mais natural e parecida com nossos dentes. Para ser confeccionada usa tecnologia de ponta: coroa é escaneada por computador para então ficar pronta e bem adaptada.
Aparelhos ortodônticos estéticos: podem ser em resina acrílica ou porcelana. Faz basicamente tudo que os aparelhos metálicos com a vantagem de serem mais discretos.
Óculos de relaxamento com dvd: faz o paciente distrair e esquecer que está em tratamento numa cadeira de dentista.
Cadeira com massagem digital: oferece ao paciente maior conforto e comodidade.O paciente relaxa e recebe pontos de vibração que podem ser localizados em determinada área ou generalizados, conforme preferência.
Micro câmera digital: possibilita ao paciente visualizar os problemas que devem ser tratados, questionar e acompanhar o que está sendo feito através de uma pequena câmera que é colocada dentro da boca do paciente e tem suas imagens apresentadas numa tela acoplada à cadeira do dentista permitindo completa visualização por parte do cliente.
Implantes osseointegrados: são o melhor e mais eficiente recurso na odontologia para repor dentes que foram perdidos.  Desde que bem planejada, a cirurgia é rápida e tranquila.

Fonte: clinicadentista.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diastemas: na boca das estrelas


A cantora francesa (e esposa do Johnny Depp) Vanessa Paradis
O diastema, aquele espaço entre os dentes da frente, transformou-se em sinônimo de beleza para as famosas e milionárias figuras do mundo pop. Para quem não gosta dos dentes separados, ou não é famosa, nem milionária, um aviso: o diastema tem solução.

Brigitte Bardot; essa todo mundo conhece

Madonna, até no quesito "diastema " dita moda

A atriz Anna Paquin



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dentista do Bem: a odontologia ajudando os futuros cidadãos


O projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita entre crianças de 5ª a 8ª séries em escolas da rede pública de todo o Brasil. A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e as mais próximas do primeiro emprego.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sem pressa

A primeira coisa a ser notada é a importância da saúde bucal. Como já foi mostrado no post "Boca saudável, corpo saudável", a boca não é separada do corpo, existe uma relação muito grande entre a saúde do nosso corpo e a saúde bucal. Por isso (mais uma vez) uma boca saudável faz parte de um corpo saudável. E para chegar nesse estágio, é preciso existir uma escovação adequada, sistemática, passando em cada um dos dentes e cobrindo todas as regiões. É preciso uma escova de dente com uma cabeça pequena para que todas as áreas sejam alcançadas, e o mais importante, que você tenha paciência. Se você dedicar pouco tempo pela manhã para a escovação, por estar com pressa, gaste mais tempo à noite para compensar.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Boca saudável, corpo saudável


O que acontece em sua boca, não fica só na sua boca. Reserve um tempo para você, cuide de sua saúde bucal.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um sucesso!

Desde o primeiro post publicado (dia 16 de outubro de 2010), até a data de hoje, o blog obteve mais de dois mil acessos. Muito obrigada a todos que prestigiaram este canal de comunicação.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sexta chuvosa


Bono Vox e Frank Sinatra - (I've Got You) Under My Skin

Mudança de hábitos

Foto: Silvio Crisóstomo
Ano novo com hábitos novos. Para que isto aconteça, indicaremos o caminho para você iniciar ou aprimorar hábitos que vão melhorar a saúde, a autoestima, e a qualidade de sua vida; sem fazer grandes investimentos, muito menos elaboradas mudanças na rotina diária, que quase sempre duram o tempo da sua empolgação.

Nas pequenas coisas do cotidiano está o segredo. Elas fazem a diferença.
Se você tem um horário de trabalho fixo, reserve um tempo maior para saborear o seu café da manhã com calma, não esquecendo de escovar os dentes e usar fio dental logo depois.

No almoço coma uma boa salada, um pouco carboidratos (batata, arroz, etc.) e proteínas (carnes). Após a sobremesa e o café (para não dormir depois), escovar os dentes é fundamental. Se você esquecer, hum... Durante a tarde, tudo o que consumiu se deteriorará em sua boca, destruindo seus dentes e deixando um hálito nada agradável. Não queremos isto, não é?

À noite, antes de dormir, escove com calma seus dentes (afinal a correria acabou) passando o fio dental, com a intenção de limpar mesmo. Complete com um 01 min de bochecho usando produto que tenha flúor na composição. Fácil e possível de ser feito, não?

Uma boca saudável e um sorriso lindo durante o ano todo, é o queremos para você. Agendar uma visita ao dentista duas vezes ao ano é garantia de que tudo esteja realmente bem.