quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bebidas: cuidado com o mau hálito

Fotos: Silvio Crisóstomo

Depois dos panetones, dos presentes e da queima de fogos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas  marca presença nas festas de final de ano. Além da descontração, dos risos e sorrisos, o consumo de bebidas alcoólicas produz o desagradável mau hálito.
Quando bebemos, o nosso metabolismo é alterado. O álcool desidrata o corpo, e como a saliva é feita basicamente de água, ela fica mais viscosa, facilitando o acumulo de células mortas, bactérias e restos alimentares na língua, provocando o mau cheiro.



O consumo frequente de qualquer tipo de bebida alcoólica também altera a flora intestinal, aumentando a decomposição dos alimentos. As moléculas resultantes desta decomposição são absorvidas pelo intestino e caem na circulação sanguínea. Quando chegam nos pulmões são liberadas, produzindo o mau hálito.

O importante é saber que existem muitas causas para o mau hálito, o consumo de bebidas alcoólicas é uma delas. Aproveite, mas com moderação.

Dicas para combater o mau hálito:

Beba bastante água
Beber bastante água, além de benefícios para todo o corpo, evita o ressecamento bucal e a falta de saliva, que geram a halitose.
Use o fio dental diariamente
Os resíduos alimentares são uma fonte de odor desagradável, facilmente eliminado com uma boa escovação e o uso de fio dental.
Limpe a língua após a escovação
Composta por muco da saliva, células descamadas, restos alimentares e muitas bactérias, a saburra lingual é uma das principais causas do mau hálito.
Mantenha sua saúde em dia
Um simples check-up médico pode identificar problemas que podem gerar mau hálito, como diabetes, sinusite e distúrbios gastrointestinais.
Visite seu dentista regularmente
Uma simples e barata profilaxia a cada 06 meses pode evitar cáries e doenças gengivais.





sábado, 18 de dezembro de 2010

Coletânea musical celebra ano positivo


De Beach Boys à Yo La Tengo, muita energia musical

Para celebrar um ano excepcional do Consultório Cáritas e desejar tudo de bom para 2011, reunimos em um cd, as músicas que fizeram parte do meu cotidiano (profissional e pessoal) neste ano que se encerra. Quero agradecer com música, a amizade, o respeito e o carinho que recebi de vocês neste ano. Acredito que energias positivas são propagadas quando ouvimos música. O som estimula o riso e o sorriso. Espero que gostem.
Entre em contato com o consultório, e reserve o seu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novo cd está chegando!!!



Para agradecer o carinho e a amizade que todos nos proporcionaram  neste ano de 2010, a Cáritas Odontologia está preparando um presente. Muitos já sabem qual será, e os comentários já estão no ar, "um novo cd, nossa que bom", "agora vou ouvir música boa", "o último cd não sai do meu carro". Esperamos que
as expectativas sejam superadas. Pegue o seu a partir de segunda-feira, dia 20, no consultório!
Uma palhinha...



The Beach Boys - Wouldn´t it be nice

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Viva 2011


Nosso novo folder já diz tudo: aproveite cada minuto de 2011 com muita energia e sorrisos para todos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mastigar é preciso

Para seu rebento crescer com dentes saudáveis, mastigar é preciso. A partir dos 6 meses de idades, quando o bebê sai da fase de sucção, é importante dar a ele, aos poucos, alimentos que exijam mais mastigação. É o começo da "fase das papinhas".

Foto Silvio Crisóstomo

Estes alimentos ajudam a desenvolver os maxilares, massageiam as gengivas (um alívio quando um novo dente está para nascer) e colaboram para o posicionamento correto dos dentes.

Mordida incorreta causa muitos problemas


Alimentos industrializados, pastosos e pobres em fibras são os principais causadores de cáries e alterações na mordida. Esses alimentos não exigem estímulo mastigatório, prejudicando o desenvolvimento ósseo e o equilíbrio muscular da face.





O acompanhamento do bebê pelo(a) Odontopediatra é primordial. Nesta o profissional orienta a mãe sobre a forma correta de sucção, assim como bicos anatômicos de mamadeiras e chupetas, que auxiliam o correto desenvolvimento. Estudos mostram que a sucção incorreta durante a amamentação leva a prejuízos na anatomia facial.



Exemplos de mordidas incorretas

O tratamento quando criança consiste no uso de aparelhos removíveis que vão moldando esse crescimento. Nesta fase os resultados são mais satisfatórios.

A Odontopediatria tem a função de acompanhar a criança desde o inicio: orientando sobre a importância do aleitamento materno, alimentação de transição, dieta adequada e cuidados com as estruturas orofaciais (dentes, gengivas, arcadas dentárias e musculatura associada), diagnosticando possíveis alterações na dentição de leite, e evitando o aparecimento de problemas maiores e mais severos na dentição permanente.

sábado, 4 de dezembro de 2010

A juventude de Cáritas


Paulo Ricardo marca presença no consultório - Foto: Silvio Crisóstomo
Sorriso no rosto. Este é o melhor presente que podemos oferecer a todos os nossos pacientes.

A nossa Odontopediatra em ação





Fotos: Silvio Crisóstomo
Com uma delicadeza própria e uma voz tranquilizadora, a Dra. Maria Raquel, nossa Odontopediatra, transforma a ida ao dentista em uma verdadeira descoberta para a criança. Do ambiente clínico aos instrumentais, tudo vira história. Não fica difícil imaginar o resultado deste trabalho: um futuro adulto consciente da importância da saúde bucal e sem medo do dentista.
O sucesso do tratamento passa não somente pelas mãos da especilialista, mas também pela participação efetiva dos pais. A escovação e o fio dental devem fazer parte da rotina dos pequenos.A melhor maneira de cuidar é prevenir.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que os olhos não vêem, o coração não sente


Quando o assunto é placa dental vale a frase, “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Neste caso, não só o coração é atingido. Quando se olha o dente e vê aquela mancha escura, a tristeza toma conta, e sorrir, nem pensar. Mesmo com toda a tecnologia das resinas, nada se compara a um dente íntegro.
Se o pior cego é aquele que não quer vê, prepare todos os analgésicos disponíveis para suportar a dor de uma cárie em estágio avançado. Além do corpo o seu bolso vai sentir.
As empresas estão colocando no mercado o que há de melhor para que seus dentes fiquem sempre sadios. O Agente Cool Blue, lançado como produto pediátrico, pode e deve ser usado em qualquer idade. Ele marca a placa de maneira discreta, mas impossível de se fechar os olhos para ela.
Não vamos esquecer das escovas, cremes dentais, fitas e fios. 
Vale lembrar que nada disso funciona bem sem uma boa orientação de sua dentista!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para os Papais e Mamães


O nascimento dos dentes de leite é mais um motivo de curtição para os pais. "Olha amor! Olha o dentinho dele aparecendo", frases carinhosas como essa, são mais do que normais nesta fase. No entanto, neste período a criança pode ficar irritada, com sintomas de febre e congestão, ou seja, vai chorar um pouquinho. Até os três anos de idade, 20 dentes de leite já nasceram.
Por isso pais, é importante que levem seus rebentos ao Odontopediatra, antes de nascer o primeiro dente, para receber as primeiras orientações.

domingo, 21 de novembro de 2010

Bisturis e Sorrisos

Sábado de muito movimento no consultório. Amigos pacientes, pacientes amigos. Um pouco de tudo, de tudo um pouco.


Monique Chini,  Elizabeth Saito, com a sua irmã e  seu  filho,  Fábio Saito, antes do café

Alice e Daniela Mitsunari

A antenadíssima Soraya Ferreira, também é minha paciente




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Eu recomendo

Não quero transformar o meu blog num canal de vendas, mas sou obrigada a aplaudir a Johnson & Johnson por este produto. O enxaguatório Agent Cool Blue, pinta a placa bacteriana de azul, ajudando a identificar as regiões que necessitam de um cuidado melhor, ou seja, ele auxilia e estimula a manter a saúde bucal.
Este produto é recomendado para uso pediatrico, mas os adultos podem e devem usar. 



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um mês de Blog

Foto: Silvio Crisóstomo

Faça chuva ou sol, o Oi Doutora!, está comigo diariamente. Dividir a minha vida profissional com vocês é um prazer e um aprendizado.Viva!

domingo, 14 de novembro de 2010

A procura do sorriso perfeito

A procura por um tratamento estético bucal restaurador tem aumentado significativamente nestes últimos anos. Com a utilização de resinas, porcelanas, selantes e outros materiais, os profissionais da Odontologia conseguem criar sorrisos perfeitos e com isso a  melhora na qualidade de vida  é sentida nos primeiros momentos: a comunicação melhora, o processo de mastigação é corrigido, o sorriso aparece. E tudo isso eleva a autoestima.

Quando o paciente procura um tratamento estético bucal, traz consigo muita ansiedade e expectativa em relação aos resultados. É imprescindível que ele saiba o que poderá ser feito nos seus dentes, acompanhando os resultados passo a passo.

O início de um tratamento
Na maioria das vezes essas expectativas são correspondidas de maneira satisfatória.

A manutenção e longevidade de qualquer tratamento restaurador implicam em vários fatores: o diagnóstico correto, a técnica e materiais utilizados, hábitos alimentares e de higiene oral,  tipo e quantidade de saliva, entre outros. Para atingir o “sorriso perfeito”, não basta apenas a qualidade técnica do profissional de Odontologia, bem como a utilização de materiais de ponta, o paciente também tem a sua parcela de responsabilidade.

As mudanças são significativas alguns meses

Ao não seguir as orientações dadas pelo profissional sobre sua higiene oral, o paciente pode atrasar indefinidamente um tratamento, ou no mínimo, o dificulta. Não adianta realizar o tratamento, se o paciente não conservá-lo adequadamente.

Orientações como o número e a qualidade das escovações, uso do fio-dental diariamente, bochechos de flúor e anti-sépticos orais, escovação de língua e mucosas e autoexame, são transmitidas com intuito de fazê-lo adquirir hábitos  rotineiros, que ajudam e previnem.


Finalmente um belo sorriso

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Início da campanha pró Odontopediatria


Fotos: Silvio Crisóstomo
No último sábado (06/10), foi o início da nossa campanha de conscientização da importância da Odontopediatria, com a distribuição do nosso folder na padaria Leiriense. Mesmo com muita chuva, o primeiro dia foi um sucesso, a receptividade das pessoas foi total, com resultados positivos.

domingo, 7 de novembro de 2010

Sorriso não tem idade


Foto: Arquivo Pessoal
  O antes e o depois do meu querido e jovial paciente José Galeta.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Será que eu tenho bruxismo?

Ranger os dentes a noite ou apertá-los durante o dia é fato muito comum nos dias atuais. Sabemos que a agitação da vida cotidiana causa conseqüências físicas e emocionais e uma delas é o bruxismo.
Fatores como pressão excessiva no trabalho, na escola, o trânsito caótico, os “medos” que temos e preocupações de diversas naturezas dão condições idéias para o surgimento do bruxismo.

Reprodução fonte: Jornal Correio Braziliense
O bruxismo não é uma doença propriamente dita, é um sintoma de algo que não está bem e precisa ser corrigido.

Exemplo de bruxismo em estado avançado
O resultado clínico nos dentes, musculatura e articulações ligadas à boca são graves, a médio e longo prazo. Dores na ATM (articulação-temporo-mandibular), no ouvido,  dores freqüentes de cabeça, torcicolos e principalmente pequenas fraturas ou desgastes nos dentes são as conseqüências mais comuns do bruxismo.

Infelizmente as causas e conseqüências costumam ser desconhecidas pelos pais e diversos profissionais, criando muito sofrimento, despesas, baixas médicas, cirurgias e entre outras situações.

Ao menor sinal de ranger ou apertar os dentes, procure a ajuda de profissionais, no caso de crianças, os pais devem redobrar a atenção.

A solução vem acompanhada de um tratamento estético

Fazendo as manutenções odontológicas semestrais seguramente o dentista estará atento a qualquer sinal ou sintoma de problemas.

Profissionais que podem auxiliar no tratamento do bruxismo:

DENTISTA
Quando há problemas dentários, são aplicadas correções ortodônticas, como aparelhos dentários. Placas mio relaxantes também são muito úteis na maioria dos casos.

FONOAUDIOLOGISTA
Quando há interposição da língua nos dentes durante o ato da fala, alterando a colocação dos dentes.

FISIOTERAPEUTA
Quando há dor intensa ou perda de movimento nos músculos do maxilar. Ajuda a eliminar as dores ao retirar o ácido lático que se forma na região.

PSICÓLOGO
Quando há motivos de estresse por trás das crises de bruxismo. Ajuda a eliminar problemas emocionais que causam o distúrbio

Folder da campanha de conscientização da importância da Odontopediatria

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Não é apenas Odontologia, é um olhar para vida

Campanha de conscientização da importância da Odontopediatria

Olho tudo e todos através da boca, afinal comecei a viver saúde bucal aos 17 anos, quando fui prestar o vestibular. Não é apenas beleza, longe disso, é querer ver as pessoas de bem com seu corpo, e isso deve começar cedo, já no pré-natal.

Foto: Silvio Crisóstomo

Devemos levar as crianças, gestantes e bebês aos consultórios odontológicos desde muito cedo. Mães devem receber orientações específicas, do profissional mais qualificado, no caso o Odontopediatra.
Quantos antes cuidarmos do crescimento ósseo, alinhamento e saúde dos dentinhos, melhor será a infância e adolescência dos futuros adultos.


Foto: Silvio Crisóstomo
               
Odontologia + tecnologia e conhecimento +  orientação dos país

A soma destes três fatores levará a um futuro de bocas saudáveis e bonitas.O futuro da Odontologia está na Odontopediatria, nos ajude a divulgar essa idéia.
Dra.Maria Taha

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Convite!

Este convite é o lançamento da Coleção de Verão da Monique, paciente linda e queridíssima mesmo. Só comprei minha última sandália e carteira depois da aprovação dela.É uma estilista jovem e de muito bom gosto, vale a pena conferir. Todos os convites que recebo pergunto se posso estender a meus amigos e pacientes, então aí está mais um... Aproveitem.
Beijos a todos. Maria Taha

domingo, 24 de outubro de 2010

O sorriso do Gustavo

Gustavo Zaize, publicitário, fez restaurações em amálgama tem uns dez anos, depois orto, trocou tudo por resina, tirou os 3° molares e por fim clareamento.



Ficou lindo, não?

A moda de Andréia Jorge

Minha paciente, Andréia Jorge, é expert em moda, e seu blog Editorial Moda sempre reservas surpresas agradáveis.

Meus Professores


Recebi esse folder de um colega dentista. Alguns dos meus professores estarão nesse encontro científico, quem sabe participo.